sábado, 26 de dezembro de 2009

Critica: Avatar

Filme: Avatar
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Michelle Rodriguez, Nativos Na`vi do planeta Pandora(CGI)
Ano de lançamento: 2009
Duração: 160 min.
Classificão indicativa: 14 anos

Muito se falou sobre esse filme.Altas expectativas, promessas de uma revolução no cinema...Bom, tem sim algo de revolucionário em Avatar.É uma pena que sejam apenas os efeitos visuais.

O filme acompanha Jake Sully, fuzileiro naval paraplégico que vai para o planeta distante Pandora ajudar o exército norte-americano a extrair minerais preciosos.Para isso ele entra mentalmente e manipula o corpo de um nativo do planeta para infiltrar-se.

É, uma premissa bem interessante, porém mal aproveitada por um roteiro digamos no mínimo...decepcionante.O filme começa devagar, diálogos que não impolgam, má direção de atores...enfim, decepciona já nos minutos iniciais.Logo somos transferidos para o distante planeta.Tudo é jogado na tela de forma direta.Cameron constrói o filme e solidifica a base para depois explorá-la, mas a edificação do enredo poderia ser melhor.Sem dúvida alguma.Poderia ocorrer um pouco mais lenta, mais trabalhada.Talvez se conhececemos os Na`vi antes da exploração humana, ou quem sabe se houvesse algum motivo maior do que dinheiro para a extração do mineral de Pandora.
Em alguns minutos Sully(Worthington) manipula seu "avatar" conhece a tribo dos nativos e dai em diante é surpreendente o número de previsibilidades.Situações com diálogos previsíveis, reações previsiveis e o que mais você imaginar de previsivel.Além, é claro de um sem fim de clichês já batidos (desde discursos moralistas até a pífia redenção).

Mas e o que então resta do novo filme de James Cameron?Bom, os efeitos em CGI.Que, diga-se de passagem são realmente revolúcionários.Aonde os nativos Na`vi realmente expressam emoçoes nunca vistas por um "ser" feito de computação gráfica.Os avatares e as cenas do planeta Pandora são realmente o ponto alto do filme.Já que as atuações são fraquíssimas.De todo o elenco, sem exceções.

Cameron faz ótimas angulações e melhora a direção no decorrer do filme, perdendo-se em poucos momentos(vide as terríveis câmeras lentas).No mais o filme é sem dúvida um bom divertimento.Se ele leva o Oscar? Eu acho que não(e torço incansavelmente que não).Provavelmente será indicado a melhor filme e direção e levará para casa o de efeitos visuais e talvez o de direção de arte.Se você não liga para um final previsível e chato, e dá lugar a efeitos visuais estonteantes, vá correndo para o cinema.Se não, vá ver por sua própria conta e risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário